Instalar o agente Prometheus numa instância Public Cloud
Informações sobre a tradução
Esta tradução foi automaticamente gerada pelo nosso parceiro SYSTRAN. Em certos casos, poderão ocorrer formulações imprecisas, como por exemplo nomes de botões ou detalhes técnicos. Recomendamos que consulte a versão inglesa ou francesa do manual, caso tenha alguma dúvida. Se nos quiser ajudar a melhorar esta tradução, clique em "Contribuir" nesta página.
Objetivo
Prometheus é um sistema de supervisão e uma base de dados de séries temporais. Pode instalar e utilizar o seu agente em instâncias Public Cloud OVHcloud para recolher métricas a partir dos seus servidores e aplicações.
Descubra como instalar Prometheus Node Exporter ou Windows Exporter numa instância Public Cloud OVHcloud.
A OVHcloud coloca à sua disposição serviços cuja responsabilidade é sua. De fato, não tendo acesso a estas máquinas, não somos os seus administradores e não poderemos prestar assistência. É, portanto, da sua responsabilidade gerir e assegurar a segurança do software diariamente.
Colocamos à sua disposição este guia para o ajudar no melhor possível com tarefas correntes. No entanto, recomendamos que contacte um fornecedor especializado se tiver dificuldades ou dúvidas em relação à administração, utilização ou segurança de um servidor. Não hesite em visitar o nosso fórum comunitário para trocar informações com outros utilizadores.
Requisitos
- Criar uma instância a partir da Área de Cliente OVHcloud.
- Dispor de um acesso administrador à instância.
- Um servidor Prometheus em funcionamento e acessível a partir da instância.
Instruções
Siga estes passos para instalar o agente Prometheus Node Exporter ou Windows Exporter na sua instância Public Cloud OVHcloud para recolher métricas.
Passo 1: Conectar-se à sua instância
Conecte-se à sua instância via SSH:
Substitua <INSTANCE_IP> pelo endereço IP público da sua instância.
Em Windows, utilize o PowerShell com SSH ou um cliente SSH como PuTTY se preferir utilizar uma interface de linha de comandos.
Para Windows Server com interface gráfica, também pode utilizar o RDP (Remote Desktop).
Passo 2: Atualizar o sistema
Certifique-se de que os pacotes do seu sistema estão atualizados:
Não é necessária nenhuma atualização específica para Windows Exporter. Pode eventualmente garantir que o sistema está atualizado através do Windows Update.
Passo 3: Criar um utilizador Prometheus (opcional)
A criação de um utilizador dedicado para Node Exporter melhora a segurança em Linux, mas é opcional para Windows Exporter em Windows.
- Isto cria um utilizador com permissões limitadas para executar Node Exporter.
- Recomendado em produção para reduzir os riscos de segurança.
- Pode, em seguida, iniciar Node Exporter sob este utilizador através do systemd.
Nota: Execute estes comandos PowerShell dentro da VM através de SSH.
Nota: Windows Exporter pode ser executado com o utilizador atual. A criação de um utilizador dedicado é opcional para um controlo de acesso mais estrito.
Passo 4: Transferir Node Exporter / Windows Exporter
Invoke-WebRequest requer PowerShell 3.0 ou superior.
Tudo é feito diretamente dentro da VM, não sendo necessário transferir ficheiros a partir da sua máquina local.
Passo 5: Iniciar Node Exporter / Windows Exporter
- Opcional: configure um serviço systemd para executar Node Exporter automaticamente.
- Se utilizar o utilizador dedicado prometheus, certifique-se de que o serviço é executado sob esta conta.
Em Windows Desktop ou Core, pode executá-lo diretamente no PowerShell ou configurá-lo como um serviço Windows.
É possível personalizar os collectors; consulte a documentação oficial para obter a lista completa.
Passo 6: Verificar Node Exporter / Windows Exporter
Node Exporter escuta por padrão na porta 9100.
Windows Exporter escuta por padrão na porta 9182.
Substitua <PORT> por 9100 para Linux ou 9182 para Windows.
O comando seguinte permite observar métricas como a utilização da CPU, memória, disco e rede:
Em Windows Desktop, também pode abrir um navegador para verificar. No entanto, através de SSH / PowerShell, utilize curl ou Invoke-WebRequest.
Passo 7: Regras de firewall / segurança (OVHcloud)
Certifique-se de que a porta utilizada pelo exporter está aberta tanto no firewall da VM como no seu Security Group OVHcloud.
Limite o acesso apenas ao servidor Prometheus para maior segurança.
Nota: se UFW indicar Status: inactive, isso significa que o firewall não está ativado na VM. A regra da porta é adicionada mas não aplicada.
A segurança é principalmente gerida pelo seu Security Group OVHcloud.
Se quiser ativar UFW, comece por autorizar SSH para evitar bloquear a sua ligação:
Abra a porta 9182 no firewall do Windows:
Também pode verificar as regras com:
Passo 8: Conectar Node Exporter / Windows Exporter a Prometheus
1. Edite o ficheiro de configuração de Prometheus no seu servidor Prometheus (prometheus.yml):
2. Recarregue Prometheus:
3. As métricas Node Exporter ou Windows Exporter da sua instância OVHcloud devem agora aparecer em Prometheus.
Quer saber mais?
Documentação oficial de Node Exporter
Criar e configurar um grupo de segurança no Horizon
Fale com a nossa comunidade de utilizadores.