Criar / Restaurar um servidor virtual a partir de um backup

Bases de conhecimento

Criar / Restaurar um servidor virtual a partir de um backup


Icons/System/eye-open Created with Sketch. 385 visualizações 04.11.2025 Configuration
Informações sobre a tradução

Esta tradução foi automaticamente gerada pelo nosso parceiro SYSTRAN. Em certos casos, poderão ocorrer formulações imprecisas, como por exemplo nomes de botões ou detalhes técnicos. Recomendamos que consulte a versão inglesa ou francesa do manual, caso tenha alguma dúvida. Se nos quiser ajudar a melhorar esta tradução, clique em "Contribuir" nesta página.

Objetivo

A Área de Cliente OVHcloud permite-lhe criar backups das suas instâncias em apenas alguns cliques e automatizar este processo. Pode querer restaurar a sua instância através de um backup, por exemplo, em caso de manipulação errada realizada na configuração da sua instância. Pode utilizar estes backups de instâncias por duas razões principais:

  • Criar uma instância com base no backup, para duplicar a instância de origem. Por exemplo, se configurar uma infraestrutura de repartição de carga (load balancing).
  • Restaurar uma instância a partir de um backup. Por exemplo, se alterações recentes quebraram configurações críticas na instância.

Saiba como utilizar os seus backups para duplicar ou restaurar as suas instâncias.

Requisitos

Instruções

Dois tipos de cópias de segurança estão disponíveis:

  • Local: armazenada na mesma região que a sua instância.
  • Remota: automaticamente replicada noutra região à sua escolha.

As operações de criação e de restauro de uma instância a partir de um backup remoto são inteiramente suportadas através da API OVHcloud, oferecendo uma maior flexibilidade e uma integração facilitada nos seus processos de automatização.

Nota: Estas operações ainda não estão disponíveis a partir da área de cliente OVHcloud.

Criar uma instância a partir de um backup

Conecte-se a sua área de cliente OVHcloud, acesse a seção Public Cloud e selecione o projeto Public Cloud desejado.
Clique em seguida em Instance backup na barra de navegação à esquerda sob Compute.

public-cloud-instance-backup

Clique nos ... à direita do backup selecionado e, por fim, em Criar uma instância.

Uma versão simplificada da página de criação de instância será exibida, permitindo personalizar algumas opções.

public-cloud-instance-backup

Alguns elementos são pré-definidos:

  • Localização: Sua instância será criada no mesmo datacenter que seu backup.
  • Imagem: A imagem corresponderá ao seu backup.
  • Modelo: Apenas os modelos capazes de acomodar sua imagem estarão disponíveis, dependendo do seu quota.

public-cloud-instance-backup

Defina o nome da nova instância, a chave SSH, o vRack e o período de faturamento, em seguida clique no botão Criar a instância.

Para mais informações sobre a criação de uma instância, consulte este guia.

Para criar uma instância em um datacenter diferente do backup, será necessário transferi-lo para a zona correspondente. Consulte então o guia sobre a transferência de backup de instância entre datacenters.

Para criar uma instância a partir de seu backup, utilize o ID do backup como imagem com este comando:

$ openstack server create --key-name SSHKEY --flavor 98c1e679-5f2c-4069-b4da-4a4f7179b758 --image 0a3f5901-2314-438a-a7af-ae984dcbce5c Server1_from_snap

Na interface Horizon, clique em Compute no menu à esquerda, depois em Images. Procure a imagem desejada e clique no botão Launch à direita da linha da sua imagem.

public-cloud-instance-backup-horizon

Nomeie sua instância no campo dedicado e determine o número de instâncias a criar. Em seguida, clique na aba Flavor.

public-cloud-instance-backup-horizon-2

Escolha o modelo de instância desejado, depois clique na aba Networks.

Se sua instância for um servidor Windows, você deverá selecionar uma flavor do tipo win-xx-xx (por exemplo, win-b2-15) e possuir uma interface pública na rede Ext-Net. Sem essas condições, a autenticação no KMS OVHcloud não será possível, e seu servidor permanecerá com uma licença não ativada. Isso pode resultar em limitações, incluindo a falta de atualizações. Atenção: não é possível redimensionar uma instância Linux (por exemplo, b2-15) para uma instância Windows (como win-b2-15). Para realizar essa transição, será necessário criar uma nova instância.

public-cloud-instance-backup-horizon-3

Escolha a rede que deseja atribuir, depois clique no botão Launch Instance.

public-cloud-instance-backup-horizon-4

Você pode verificar o status da sua nova instância em Compute no menu à esquerda, depois em Instances.

public-cloud-instance-backup-horizon-5

Preencha as variáveis:

  • serviceName: O ID do projeto OVHcloud.
  • regionName: O nome da região onde a instância será criada.

Exemplo de corpo da requisição:

{
  "billingPeriod": "hourly",
  "bootFrom": {
    "imageId": "5cb8ea68-****-****-****-820be8346***"
  },
  "flavor": {
    "id": "e81b46f8-****-****-****-cad655e65***"
  },
  "name": "newInstance",
  "network": {
    "public": true
  },
  "sshKey": {
    "name": "MySSHKey"
  }
}

Restaurar uma instância a partir de um backup

Conecte-se a sua área de cliente OVHcloud, acesse a seção Public Cloud e selecione o projeto Public Cloud desejado.
Clique em seguida em Instâncias na barra de navegação à esquerda sob Compute.

public-cloud-instance-backup

Clique no botão ... à direita da instância que deseja restaurar e clique em Editar.

A página de edição da instância será exibida. Você poderá modificar:

  • o nome da instância;
  • a imagem da instância;
  • o modelo da instância;
  • o faturamento da instância (apenas do modelo « Hora » para o modelo « Mensal »).

Faça as modificações necessárias e selecione a aba Backups na seção « Imagem ».

public-cloud-instance-backup

Selecione um backup na lista de backups disponíveis. Clique em Alterar a imagem se estiver certo de querer substituir a imagem atual pelo backup.

A instância terá o status Reinstalação até que o processo seja concluído. Pode ser necessário atualizar a página no navegador para ver o estado atual.

Como indicado no quadro amarelo mencionado, nenhuma dados adicionados após a criação deste backup poderá ser recuperado.

Preencha as variáveis:

  • serviceName: O ID do projeto OVHcloud.
  • regionName: O nome da região onde a instância de origem está localizada.
  • instanceId: O ID único da instância.

Exemplo de corpo da requisição:

{
  "imageId": "5cb8ea68-****-****-****-820be8346***",
  "imageRegionName": "GRA11"
}

Quer saber mais?

Criação e ligação a uma primeira instância Public Cloud

Efetuar um backup de uma instância

Fale com a nossa comunidade de utilizadores.

Artigos relacionados